domingo, 28 de Abril de 2024  15:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-10-2006

Gripe... vacinar sim mas sem alarmar!!


Mealhada

Gripe... vacinar sim mas sem alarmar!!

Com a chegada do Outono aparecerá a gripe. Já parou para pensar no que poderá fazer para a prevenir? A gripe afecta milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, das quais cerca de um milhão desenvolvem pneumonias que podem levar à hospitalização e à morte. Para além de ser um grave problema de saúde pública, esta também é responsável por ausências ao trabalho e à escola, tendo repercussões a nível socieconómico.

A gripe é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa, causada pelo vírus influenza, do qual se conhecem 3 tipos (A, B e C). Poderá atingir qualquer indivíduo em todas as idades. Nas pessoas saudáveis, a gripe vulgar não é uma doença grave, curando-se ao fim de cerca de 3 dias. Nos idosos, acamados, doentes crónicos, diabéticos, e pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares pode provocar complicações e obrigar a internamento hospitalar.

O vírus transmite-se facilmente de indivíduo para indivíduo, através de gotículas provenientes da tosse e de espirros ou através da manipulação de objectos contaminados. O período de transmissão decorre entre 1 a 2 dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas, até 7 dias depois. Os sintomas aparecem subitamente e caracterizam-se por: febre alta, dor de cabeça, arrepios, mal-estar geral, garganta inflamada, dores musculares, corrimento nasal ou tosse seca. Na maioria dos casos, e sem complicações, a doença resolve-se entre 3 a 6 dias, no entanto a tosse e o mal-estar poderão persistir várias semanas.

As complicações associadas a esta doença podem ser agravamento de doenças já existentes, do foro respiratório (otites, bronquite, pneumonia, entre outros) ou outras (convulsões febris, encefalopatia, entre outras).

Genericamente, o tratamento da gripe passa pelo repouso (evitando esforços), hidratação e pela toma de Paracetamol para o alívio dos sintomas; se existir congestão nasal aplicar soro fisiológico ou água do mar. Os antibióticos estão contra-indicados, salvo em situações de infecção bacteriana secundária à gripe (decorrente do estado de fragilidade desencadeado pela doença).

A vacina da gripe é a principal forma de prevenção, que deve ser efectuada anualmente, preferencialmente no mês de Outubro nos grupos mais vulneráveis (idosos, doentes crónicos e imunodeprimidos e profissionais de saúde).

Nos indivíduos com idade avançada, a vacina diminui a morbilidade em cerca de 60% e a mortalidade em cerca de 80%.

Vacine-se com a vacina contra a gripe (se pertencer ao grupos mais vulneráveis) ou se o seu médico assistente o aconselhar

Para além da vacina contra a gripe existem outras formas de prevenir a doença:

  • Evite ambientes fechados e secos com grandes aglomerados de pessoas;
  • Não fume;
  • Mantenha a casa arejada;
  • Beba muitos líquidos (água, sumos naturais; chás);
  • Coma alimentos saudáveis (fruta, legumes e vegetais);
  • Quando espirrar ou tossir tape a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o braço e nunca com a mão;
  • Depois de espirrar ou tossir lave as mãos com água e sabão.

Hábitos saudáveis ajudarão a manter a sua saúde.

Em caso de dúvida contacte a:

Linha Saúde Pública: nº. 808211311

Realizado por:

Enfermeiras Maria João Carvalho e Silvana Marques

Alunas do Curso de pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária

Sob orientação da Enfermeira Ermelinda Matos- Enfermeira Especialista em Saúde Pública

Centro de Saúde da Mealhada

Enfermeiras Maria joão Carvalho e Silvana Marques


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®